quinta-feira, 23 de setembro de 2010
ITÁLIA
Diz a lenda que Roma foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo em 753 a.c. e eles foram amamentados por uma loba.
Diz a lenda que, depois de Tróia ser destruída, Enéias, filho de Anquises e Vênus, estabeleceu-se no Lácio, onde seu filho Ascânio fundou a primeira cidade da região, Alba Longa. A dinastia manteve-se no poder por vários séculos até que Amúlio, um dos descendentes de Ascânio, depois o irmão Númitor, assassinou o sobrinho e prendeu a sobrinha Réia Sílvia num colégio de Vestais, tomando o poder para si. Apesar do voto de castidade que todas as sacerdotisas de Vesta realizam, Réia Sílvia concebeu dois filhos gêmeos com o deus Marte: Rômulo e Remo.
Amúlio, temendo a situação, mandou a sobrinha ser encarcerada e ordenou que as crianças fossem lançadas no rio Tibre. Os meninos foram abandonados num barquinho que, levado pela corrente do Tibre, parou perto do Monte Palatino. Os dois irmãos foram salvos por uma loba enviada por Marte, que os amamentou e os protegeu, até serem encontrados por um pastor que os criou, junto de sua esposa, como se fossem seus filhos.
Quando crescidos, Rômulo e Remo tomaram conhecimento de sua origem real e decidiram por voltar à terra natal de Alba Longa, onde assassinaram Amúlio e restituíram o trono ao velho Númitor. Resgatando a memória do salvamento, os irmãos fundaram uma cidade no mesmo lugar onde haviam sido amamentados pela loba, cidade esta denominada Roma.
Etiquetas: Roma
Subscrever Mensagens [Atom]