sábado, 18 de setembro de 2010
ITÁLIA - VENEZA
Gôndolas
As gôndolas existem hà cerca de 1.000 anos em Veneza.
Até o século XIX as gôndolas serviam de transporte pùblico. Hoje em dia as gôndolas são exclusivamente para os turistas.
Tudo o que existe numa cidade em termos de veículos de quatro rodas, existe em Veneza em forma de embarcação: ônibus, taxi, ambulância, polícia, guindaste, coleta de lixo, transporte de alimentos e entulho de obras, transporte de mobiliário (mudanças), etc. O transporte público é feito pelos «Vaporettos», os onibus de Veneza. Para os apressados e afortunados também é possivel pegar um táxi, que nada mais são do que lanchas.
Uma coisa que eu nunca tinha percebido é que as gôndolas não são simétricas, elas são bem tortas para o lado, e o gondoleiro rema apenas de um lado. Inclusivê a palavra gôndola vem de «gondolase» que significa « barco assimétrico ». A gôndola mantém o equilibrio por causa do gondoleiro, que faz peso do outro lado para compensar. Por isso eles precisam ser vigilantes com o peso, senão o barco vira.
Um passeio de gôndola é super caro, em média 100€ e dura menos de 1 hora (com músico acompanhando é o dobro do preço!). Fazendo umas contas rápidas, se o gondoleiro fizer 6 passeios por dia (isto por baixo), 5 dias na semana, ele chega a ganhar mais ou menos 13.000 € por mês! É possivel que eles tenham gastos altos com taxas e licenças mas pelo menos ele não precisa pagar combustivel.
E para quem curtiu a idéia de ser gondoleiro, esqueça! Eles formam um grupo muito fechado e tradicional. Só pode ser gondoleiro aqueles cuja familia tem tradição em gôndolas. E mulheres, esqueçam também, porque esta é uma profissão estritamente masculina. O gondoleiro riu-se quando perguntámos se não havia nenhuma mulher gondoleira.
Etiquetas: Veneza
Subscrever Mensagens [Atom]