domingo, 22 de agosto de 2010

 

   2º Período de Férias  



ATÉ BREVE...

Etiquetas:


sábado, 21 de agosto de 2010

 
    BUÇACO  

A Mata do Buçaco está situada a 40 km do litoral atlântico em Portugal, no concelho da Mealhada, na Serra do Buçaco. É uma serra com 557m de altura. É uma mata com 105 hectares e possui mais de meio milhar de espécies arbórias. De resgistrar um eucalipto gigante (70m) e uma sequólia (50m).

Curiosas e belas tradições formam a sua história. Em 1628 foi doada aos Carmelitas descalços que ali construíram o convento, servindo nele a cortiça para forrar tetos e paredes, guarnecer móveis e portas. Os frades muraram a mata para seu completo isolamento, evitando o corte de árvores e arbustos clandestinamente, com a ajuda de uma bula papal que excomungava quem as cortasse. Promoveram também o desenvolvimento florestal, plantando espécies exóticas.

 

Os jardins e parque envolvente, o Convento de Santa Cruz do Buçaco (construído entre 1628 e 1630), o Deserto Monacal, o Sacromonte simbolizando Jerusalém e a paixão de Cristo, com os seus passos da Via Sacra, a Cruz Alta, as inúmeras ermidas e capelas, constituem o mais vasto conjunto arquitetônico edificado desde sempre pela Ordem dos Carmelitas Descalços; o Vale dos Fetos e seus lagos, a Fonte Fria com a cascata artificial e os românticos miradouros, são lugares preenchidos como que por magia com um enquadramento perfeito para contacto chegado com a natureza.

 

O Palácio Real, projetado no século XIX , último legado dos reis de Portugal, situado na Mata do Buçaco, é um conjunto arquitetônico, botânico e paisagístico único na Europa onde está instalado atualmente o Palace Hotel do Buçaco, categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo. Foi classificado como Imóvel de Interesse Público em 1996.

Etiquetas:


 
Torre de Belém - Lisboa - Portugal

Etiquetas:


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

 


Bonecas com traje tipíco Cancum - México

Etiquetas: ,


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

 

Etiquetas: ,


 

Praga - Agosto de 2007

Etiquetas: ,


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

 

PRAGA - República Checa

Uma das grandes vantagens de Praga, para além da sua beleza própria, é o facto de ser relativamente pequena, permitindo calcorrear a pé todas as suas principais atracções...


Passear pela praça da cidade velha é algo como voltar no tempo. Na época medieval, ela servia como mercado da cidade e, em seu entorno, foram construídos diversos prédios, em estilo romanesco, barroco e gótico. Aqui se encontram a Catedral de Nossa Senhora de Týn, a antiga prefeitura, o relógio astronômico e a igreja de São Nicolau. Pode-se escolher entre os diversos restaurantes, com acolhedoras mesas nas calçadas, e apreciar a beleza arquitetônica e o movimento das pessoas num indo e vindo sem fim. Outra opção é passar pelas bancas de artesanato da praça, para conhecer produtos tchecos ou comer lanches e doces típicos. Os turistas também procuram as famosas porcelanas e cristais tchecos, que podem ser facilmente encontrados em inúmeras lojas especializadas.


Imperdíveis são as badaladas do Radnice, o relógio medieval. No bater das horas abre-se uma portinhola, na parte superior do relógio, por onde se pode ver uma imagem de Cristo passando, seguido por seus 12 apóstolos e, na seqüência, figuras humanas representando a Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco. O relógio é do século 15, e abaixo dele foi instalado, em 1865, um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.


  Relógio medieval Radnice 

Sempre que o relógio marca a hora cheia, Cristo, seguido por seus doze apóstolos em procissão, aparecem nas pequenas portinholas situadas na parte superior.
Logo atrás, seguem figuras humanas que representam a avareza, a vaidade, a morte e o turco.
Este relógio é do século XV e, abaixo dele, desde 1865 está instalado um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.
O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa.
Este relógio foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atracções turísticas bastante populares.

O Orloj é composto de 3 componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).

Etiquetas:


 

PRAGA - R. Checa

“Praga é uma das cidades mais charmosas e bonitas da Europa e se localiza sobre colinas, nas duas margens do Rio Moldava. O rio atravessa a cidade num curso sinuoso, está repleto de antigas pontes e, em sua margem esquerda oriental, fica o imponente Castelo de Praga.

A mais charmosa e conhecida ponte é a “Ponte Carlos”, que liga a cidade velha ao castelo. Ela encanta turistas do mundo inteiro, que circulam entre as dezenas de artesãos que ali vendem gravuras e esculturas. A ponte foi construída a pedido do Rei Carlos IV, e as obras iniciaram em 1357, tendo sido concluída no início do século XV. Inicialmente foi chamada de Ponte de Pedra e Ponte de Praga e, a partir de 1870, foi denominada “Ponte Carlos”. São 520 metros de comprimento e 10 metros de largura, vigiados por 30 estátuas de santos, que ligam Malá Strana à Cidade Velha.
 


Casa dançante

O patrimônio histórico e arquitetônico e a intensa vida cultural estão entre as maiores atrações da cidade.
Os prédios históricos, as atraentes ruas estreitas de traçado irregular, os monumentos, os museus, os teatros e as antigas igrejas se misturam a prédios modernos e sofisticados. Destaque também para a Universidade de Carlos, a mais antiga da Europa, criada no século 14, e para a Universidade Técnica de Praga, fundada no século 18.
Há, também, preciosidades no Museu Nacional, fundado em 1818, e na Galeria de Arte do Castelo de Praga, onde é conservada uma coleção preciosa de objetos que pertenceram ao Rei Rodolfo II. O Museu Narodni, construído em 1890, oferece exposições de arqueologia, mineralogia, antropologia e história natural, além de um panteão com bustos de figuras importantes de história tcheca.

Etiquetas:


terça-feira, 17 de agosto de 2010

 

Bonecos com os trajes tipicos de Praga - R. Checa




MATRIOSKAS

Um souvenir típico do Leste são as matrioskas, pequenas bonecas em madeira que contêm dentro umas ainda mais pequenas.

Etiquetas: ,


domingo, 15 de agosto de 2010

 
ROTUNDAS
  ALGARVE - PORTUGAL
ALBUFEIRA

LAGOS

GUIA

LOULÉ - Rotunda Gente Feliz

AREAL GORDO

TAVIRA - Rotunda do Sal


TAVIRA - Rotunda da Morjona

Muitos dos que passam pela rotunda da entrada ocidental de Tavira ficam sem saber o que representa a obra de arte que foi construída no seu centro.
É uma murejona / murjona / morejona / morjona.
Trata-se de um aparelho artesanal de pesca em forma de armadilha: dentro, são colocados pedaços de peixe que atraem peixes e polvos que, uma vez lá dentro, muito dificilmente conseguem escapar.
O nome deste aparelho não está registado nos principais dicionários de língua portuguesa, por ser uma invenção algarvia (aberração dos linguistas puristas!…) e por isso não se generalizou ainda uma versão única da sua grafia.
No documento mais antigo que pesquisei, encontrei a palavra morjona. Mas já encontrei em outros documentos as grafias morejona, murjona e murejona…
Falta acrescentar que entre os pescadores facilmente ouvimos falar em merjona…

Etiquetas:


 
MARSELHA - ESPANHA

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • janeiro 2011