quarta-feira, 18 de agosto de 2010

 

PRAGA - República Checa

Uma das grandes vantagens de Praga, para além da sua beleza própria, é o facto de ser relativamente pequena, permitindo calcorrear a pé todas as suas principais atracções...


Passear pela praça da cidade velha é algo como voltar no tempo. Na época medieval, ela servia como mercado da cidade e, em seu entorno, foram construídos diversos prédios, em estilo romanesco, barroco e gótico. Aqui se encontram a Catedral de Nossa Senhora de Týn, a antiga prefeitura, o relógio astronômico e a igreja de São Nicolau. Pode-se escolher entre os diversos restaurantes, com acolhedoras mesas nas calçadas, e apreciar a beleza arquitetônica e o movimento das pessoas num indo e vindo sem fim. Outra opção é passar pelas bancas de artesanato da praça, para conhecer produtos tchecos ou comer lanches e doces típicos. Os turistas também procuram as famosas porcelanas e cristais tchecos, que podem ser facilmente encontrados em inúmeras lojas especializadas.


Imperdíveis são as badaladas do Radnice, o relógio medieval. No bater das horas abre-se uma portinhola, na parte superior do relógio, por onde se pode ver uma imagem de Cristo passando, seguido por seus 12 apóstolos e, na seqüência, figuras humanas representando a Avareza, a Vaidade, a Morte e o Turco. O relógio é do século 15, e abaixo dele foi instalado, em 1865, um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.


  Relógio medieval Radnice 

Sempre que o relógio marca a hora cheia, Cristo, seguido por seus doze apóstolos em procissão, aparecem nas pequenas portinholas situadas na parte superior.
Logo atrás, seguem figuras humanas que representam a avareza, a vaidade, a morte e o turco.
Este relógio é do século XV e, abaixo dele, desde 1865 está instalado um relógio astronômico, com os símbolos do zodíaco.
O Orloj é um relógio astronómico medieval, localizado em Praga, capital da República Checa.
Este relógio foi montado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha na Praça da Cidade Velha, que são atracções turísticas bastante populares.

O Orloj é composto de 3 componentes principais: o mostrador astronómico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes; a ”Caminhada dos Apóstolos, um show mecânico representado a cada troca de hora com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos).

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • janeiro 2011