sábado, 31 de julho de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Férias...
Agora vou sentir-me livre, tal como uma pássaro que rasga o céu, voando em direcção a um horizonte mais longínquo.
Merecidas! Mais que merecidas!
Quando voltar ao trabalho, tenho novas etapas pela frente e novos desafios. Sinto-me com coragem para os enfrentar.
Mas antes, as férias! Sim elas estão quase aí... já as toco com as pontas dos dedos.Agora vou sentir-me livre, tal como uma pássaro que rasga o céu, voando em direcção a um horizonte mais longínquo.
Etiquetas: Férias
quinta-feira, 29 de julho de 2010
quarta-feira, 28 de julho de 2010
terça-feira, 27 de julho de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
domingo, 25 de julho de 2010
Parrilhada é um prato tipico de Barcelona.
A nosa Parrilhada foi saboreada na marisqueira La Gamba estava uma delicia.
A Parrilhada é composta por uma travessa com alface, por cima leva o marico e peixe grelhado, ( mexilhão, gambas, pescada, gambas).
O segredo está no molho que colocam por cima, é um prato tradicional muito bom, paguei 48.50€ por uma dose para 2 pessoas.
Etiquetas: Parrilhada
ESCÓCIA - EDINBOURGH
Relógio floral situado na praça principal da parte antiga da cidade de Edinbourgh.
Etiquetas: Relógios
A aldeia da Foz de Égua pertence à freguesia do Piódão, nesta e em outras típicas aldeias vem a sua beleza mística da Serra do Açor.
Esta aldeia é caracterizada pelo seu aspecto rural serrano, com as suas típicas casas de xisto e lousa, rodeadas por uma natureza quase em estado puro.
Em Foz d´Égua também se situa uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco. Uma paragem obrigatória!
Etiquetas: Piódão
sábado, 24 de julho de 2010
FRANÇA - BISCOITOS PILEO
Este biscoito croquante, oco e revestido de chocolate por dentro deve ser colocado em cima da taça de café.
Esperar uns minutos e quando o chocolate estiver derretendo saboreá-lo com o seu café.
Ele se chama Pileo, é uma criação de um antigo chefe do Lucas Carton e você pode comprá-lo na Grande Épicerie do Bon Marché em Paris.
Etiquetas: Pileo
ITÁLIA - Pizza – Massa
Normalmente vemos pizzaiolos fazendo massas com ovos, leite.
Um Pizzaiolo com certeza bem experiente.
Nao tente fazer isso em casa, é Dificil!
Etiquetas: Pizza
sexta-feira, 23 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
ZAMPONE
Zampa em italiano significa pata. Por isso o zampone tem o formato da pata do porco, sendo inclusive ensacado na própria!
Cotechino com Polenta e Lenticchie
Tanto o zampone quanto o cotechino sao feitos de carne de porco, que é moida e é transformada numa espécie de salame, sendo o zampone considerado de primeira qualidade e o cotechino de segunda.
Piódão
Típica aldeia da Beira serrana, com o casario trepando a encosta, as casas de xisto de Piódão, telhadas das mesmas lajes, dão-lhe esse ar de pureza rústica. À volta estendem-se em socalcos e pequenos terrenos de cultivo.
Passa-lhe perto a antiga estrada Real de Coimbra-Covilhã. Mais para cima está a serra, e ao fundo a ribeira.
Não se esqueça de levar uma das tradicionais aguardentes de castanha, medronho, amora…(tem sempre uma prova grátis antes de comprar), um pote de mel de flores silvestres ou uma casinha em miniatura de xisto de Piódão como lembrança.
Etiquetas: Piódão
quarta-feira, 21 de julho de 2010
terça-feira, 20 de julho de 2010
ESPANHA
PAELLA
PAELLA
A cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva, especiarias variadas e muitos vegetais.
Internacionalmente, a paella, que consiste em um farto risoto de frutos do mar, galinha e chouriço, é o prato mais conhecido e o jamón (presunto cru) uma das principais iguarias.
Etiquetas: Paella
segunda-feira, 19 de julho de 2010
AÇORES - FURNAS - COZIDO de CARNE
Nesta zona de rara beleza natural, aqui e além, pequenos pormenores chamam a atenção do visitante. A zona das Caldeiras constitui uma das curiosidades mais apreciadas pelos turistas. Nesta autêntica "cozinha natural" pode experimentar um saboroso cozido de carne.
Eu comi o meu no "Hotel Terra Nostra".
Para além destes prazeres gustativos, assisti, na Lagoa das Furnas, ao processo de realização do famoso Cozido das Furnas que, como não poderia deixar de ser, também tive o prazer de saborear. Este cozido deve ser único no mundo, dado o processo de cozedura.
No chão, fazem-se buracos com um sacho onde se faz o tão apreciado cozido das furnas. Numa toalha de mesa (que apenas servia para aquele fim), espalhavam-se em circunferência, folhas de repolho e em cima colocavam-se carnes, de porco, vaca, galinha, e toucinho e um saquito onde se metia a morcela (para que ao cozer não se desfizesse e se espalhasse), batatas, doces e da terra e ainda cenouras partidas ao meio, ao alto. Novamente se colocavam folhas de repolho. Claro que as carnes tinham sido previamente temperadas de sal.
A toalha era depois dobrada por cima das últimas folhas, sendo tudo novamente embrulhado noutro pano e depois metido numa saca de sarapilheira, bem amarrada, que se introduzia no tal buraco e se tapava com a mesma terra. Ao fim de 4 horas e meia o cozido estava pronto. Desenterrava-se e então servia-se. Devo dizer-vos que o sabor daquele cozido não tinha comparação com qualquer outro. Repararam talvez, que me servi sempre dos verbos no passado. É que hoje raramente se faz o cozido como o descrevi. Foi determinado que, em área delimitada, as covas fossem igualmente feitas na terra, mas forradas com uma camada de cimento.
O cozido é agora feito em panela de alumínio, usando os mesmos ingredientes a que me referi, mas em camadas. É tapado com uma tampa de alumínio, bem presa com corda de asa a asa, metida na saca e introduzida na cova e tapada com uma tampa também de cimento. Aí o tempo de cozedura é mais longo, de 5 a 6 horas.
Da mesma maneira se faz o bacalhau "com todos", usando também chouriço, a feijoada e os bolos doces (de chocolate, de mel, de laranja e outros), bem como arroz doce e até compotas. »
Nos Açores saboreei para além do saboroso e curioso Cozido nas Caldeiras das Furnas, a morcela assada com ananás, queijo fresco com massa de pimentão (servido usualmente como couvert), lapas na grelha com alho e limão, Frangalho, excelente peixe grelhado, carne de vaca maravilhosa, os famosos bolos lêvedos, as queijadas de Vila Franca do Campo, o Caldo azedo, as Couves solteiras, os Torresmos de molho de fígado, os Fervedouros, o Polvo guisado em vinho de cheiro, a Linguiça com inhame, o Arroz de lapas, as Lapas de molho Afonso entre outras iguarias.
É de comer e chorar por mais!
Etiquetas: Cozido
domingo, 18 de julho de 2010
sábado, 17 de julho de 2010
Subscrever Mensagens [Atom]